quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Frigidez Feminina, Como Lidar?

Tenho ouvido falar disto na semana e resolvi dar uma pesquisada. Vi que realmente é um caso sério, mas tem tratamento adequado. Você que acha que passa por estas situações, é bem interessante o tópico a seguir.


O que é frigidez feminina?
A frigidez feminina é uma condição na qual há diminuição ou ausência de lubrificação vaginal como resposta ao estímulo. O termo frigidez feminina também é usado para definir a diminuição no interesse da mulher em atividades sexuais. A perda de interesse sexual em mulheres acontece mais freqüentemente quando elas se aproximam da menopausa.
Características da frigidez feminina.
A frigidez feminina pode ser dividida em subtipos de acordo com sua características:
* Por toda a vida ou adquirida.
* Generalizada (acontece em todas as situações) ou circunstancial (acontece em determinadas circunstâncias).
* Devida a fatores psicológicos ou a fatores combinados.

Causas da frigidez feminina

Alguns estudos têm pesquisado os fatores que contribuem para a frigidez feminina. Os dados envolvem fatores psicológicos e fisiológicos. Nos fatores psicológicos são considerados o impacto do passado (infância e adolescência) e de eventos correntes (tanto na pessoa quanto no relacionamento atual).
Impacto e eventos na infância e adolescência
A maioria dos estudos que medem o impacto de experiências na infância sobre a frigidez feminina têm falhas metológicas, uma vez que baseiam-se em narrativas retrospectivas, as quais podem ser problemáticas devido às respostas emocionais aos eventos.
Fatores individuais
Os fatores individuais que podem ter influência sobre a frigidez feminina incluem: estresse, fadiga, saúde, identidade sexual e outros atributos e experiências que possam alterar o desejo sexual.

Fatores de relacionamento
Uma quantidade substancial de pesquisas tem investigado o papel de fatores interpessoais na frigidez feminina, particularmente em relação ao orgasmo. Esses estudos focaram bastante na qualidade do relacionamento, a qual teria papel significativo sobre disfunções sexuais dos parceiros.

Fatores físicos e fisiológicos
Os problemas físicos e fisiológicos que têm maior probabilidade de resultar em frigidez feminina são aqueles que ocasionam problemas nas funções circulatórias ou neurológicas.
Tratamento da frigidez feminina

Uma vez que o relacionamento entre a mulher e seu parceiro tem mostrado papel significativo em problemas de frigidez, a maioria dos programas de tratamento são elaborados para ser implementados pelo casal, embora também possa haver estratégias adicionais que focalizam na mulher.




A mulher frígida vive numa espécie de "prisão",

Aguardando que seu parceiro muitas vezes abra sua cela. Este conceito é totalmente ingênuo; para a mulher a solução não passa por alguma experiência sexual diferenciada, mas a mensagem clara é ter de mudar realmente, abandonando anos de construção de um modelo psicológico. Qualquer conselho ou idéia mirabolante para vencer a frigidez estará fadado ao fracasso, pois há um vazio absoluto na mulher perante tal tarefa. A primeira missão na conduta terapêutica é se dedicar plenamente a questão, pois logo se descobrirá como a mesma nunca se permitiu um tempo para tal aspecto de sua sexualidade ou pessoalidade. O desafio é o envolvimento pleno numa tarefa onde dita mulher sabe que não têm nenhum poder ou habilidade, sendo uma coisa que jamais ousou fazer. Se a mesma refletir intimamente, irá perceber como sempre deu um jeito para que o problema sexual nunca fosse a prioridade. Seja a mulher casada ou namorando, seu parceiro deverá participar ativamente do processo como foi dito acima, inclusive também se submetendo à psicoterapia, para que se possa verificar prováveis junções entre a frigidez e determinados conteúdos latentes do homem que podem reforçar o problema;


pois a prática clínica confirma que a disfunção sexual num dos dois, pode ser usada como arma pelo outro para esconder totalmente alguma questão que não deseja lidar. Outra luta é não apenas a mulher desejar seu prazer, mas quando o próprio parceiro lhe cobrar tal meta, para que o mesmo também se sinta desejado ou gratificado. A coisa neste ponto é complexa; não que a mulher frígida deva desejar alguém que nem ligue para sua dificuldade, mas o estabelecimento de metas ou tentativas jamais pode ser acompanhada de cobranças, sob o risco do absoluto fracasso; o mesmo ocorre no tratamento da impotência sexual. A solução definitiva é como o próprio mecanismo da terapia; permitir um tempo para que a pessoa lide evolutivamente com suas dificuldades, pois seria uma total prova de desamor exigir resultados imediatistas.
Boa Sorte a todos e Polly's em ação. (sera explicado no podcast)

Nenhum comentário:

Postar um comentário